Um problema odontológico extremamente frequente atualmente é a má-oclusão ou mordida errada. A mordida errada pode se iniciar já na infância e tornar muito mais grave na adolescência. Este problema afeta a estética e as funções orofaciais, influenciando portanto, no bem-estar psicológico e social da criança.
Felizmente, a Odontologia dispõe de uma especialidade voltada à prevenção e tratamento da mordida errada que se inicia na infância. A especialidade chama-se Ortopedia Funcional dos Maxilares ou OFM. Aliada à Odontopediatria, a OFM completa um arsenal de poderosos recursos para corrigir a mordida errada no seu início. O ortopedista funcional dos maxilares acompanha cada etapa do desenvolvimento da dentição sempre com objetivo de proporcionar a construção de um belo sorriso.
Muitas vezes, a mordida errada pode ser resolvida com medidas simples sem o uso de aparelhos. O especialista em OFM usa uma técnica chamada ajuste oclusal. Não dói nada, e o resultado é estável e rápido. Em outras situações, o especialista em OFM poderá usar, além do ajuste oclusal, aparelhos ortopédicos funcionais. Esses aparelhos corrigem mordidas abertas, mordidas cruzadas, queixos para trás, queixos para frente, queixos desviados para o lado, dentes tortos, falta de espaços para os dentes, sorrisos gengivais. Além disso, melhoram a estética do rosto, auxiliam a respiração pelo nariz, melhoram a forma de engolir, falar e mastigar. Os aparelhos são móveis e permitem total higiene dos dentes. Além disso são super coloridos, o que aumenta o interesse das crianças pelo tratamento.
Sendo assim podemos afirmar seguramente que para tratamento da mordida errada a tradicional orientação “tem que esperar” está obsoleta, a odontologia moderna preconiza uma nova visão que se resume em “acompanhar o desenvolvimento equilibrado, ao invés de acompanhar o agravamento do desequilíbrio”.
Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado
Especialista em Odontopediatria/ Ortopedia Funcional dos Maxilares
Dor Orofacial e Disfunção Têmporomandibular/ Odontologia dos Sono
Deixe uma comentario