cópia de dicas-para-vencer-o-medo-do-dentista-1

     O medo do dentista até bem pouco tempo era quase uma constante tanto entre adultos como entre as crianças. Experiências negativas diretas, um temor aprendido a partir de experiências infantis com tratamentos odontológicos mal conduzidos ou cujas situações vivenciadas produziram excessivos desconfortos físicos e/ou psicológicos. O relato de pais e familiares sobre as próprias experiências dolorosas e traumáticas com tratamentos odontológicos, que a criança ouve e aprende por repetição, ou até mesmo através do uso da chantagem da visita ao dentista ou da anestesia como um meio de ameaçá-la quando o seu comportamento não for adequado são outros fatores desencadeantes do temor ao dentista.

     Mas felizmente, aos poucos este temor vem sendo desmitificado. A primeira providencia neste sentido deve ser tomada pelos pais, procurando levar seus filhos a um Odontopediatra, profissional especializado para o atendimento de crianças, que durante a sua formação estuda a psicologia infantil. É importante também que a visita ao consultório odontológico seja o mais precoce possível, não esperando o aparecimento de problemas. Os procedimentos preventivos irão permitir experiências odontológicas extremamente positivas, pois não havendo cárie, não haverá razão para a criança vivenciar as conseqüências desagradáveis advindas dela. Mas se esta for inevitável, o odontopediatra poderá controlá-la e proporcionar um tratamento seguro e confortável para a criança.

     Podemos contar ainda com os instrumentos e técnicas modernas, que já são parte de uma realidade que ameniza dores e incômodos. Tratamentos a laser, vídeos para entretenimento durante a consulta, anestesia computadorizada, pontas ultrassônicas para remoção de cárie sem dor que substitui o temível “motorzinho”, são algumas das novidades que cada vez mais fazem parte da rotina dos consultórios. O ambiente com decoração infantil, brinquedoteca, TV a cabo são outros recursos para atrair os pequeninos. Porém acima de tudo, a confiança no profissional é um fator fundamental para que o paciente quer seja adulto ou criança faça do tratamento odontológico uma experiência agradável.

 

Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado

Especialista em Odontopediatria / Ortopedia Funcional dos Maxilares

Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular e Odontologia do Sono

Deixe uma comentario

Your email address will not be published.