Nos últimos dias 20 e 21 de maio foi realizado, em Curitiba, o II Encontro Paranaense da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial. Tive a grata satisfação de participar de mais este excelente evento satélite da Sociedade Brasileira de Dor Orofacial – SBDOF, da qual sou membro associado.
As DTMs podem ser de natureza MUSCULAR (relacionadas a musculatura mastigatória) e / ou ARTICULAR (das Articulações Temporo-mandibulares –ATM propriamente ditas). Embora elas frequentemente coexistam, o fundamental para um tratamento correto e eficaz é o diagnóstico diferencial das DTM.
Neste sentido, o diagnóstico e o tratamento das diferentes Dores Orofaciais e das Disfunções Temporomandibulares foram amplamente discutidos e novas evidencias científicas foram apresentadas buscando otimizar ainda mais os meios de diagnóstico e o arsenal terapêutico destas patologias.
Um dos pontos altos do encontro foram as palestras ministradas pelo professor da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica Antoon de Laat, reconhecido internacionalmente na área. Em suas palestras, abordou assuntos importantes como efeito Placebo, dor por DTM, Dor Neuropática Trigeminal , Odontalgia Atípica e Síndrome da Ardência Bucal. Outros profissionais nacionais de renome também compartilharam suas experiências clínicas e pesquisas.
Foi realmente mais uma ótima oportunidade de atualização para especialistas na área de Dor Orofacial e DTM.
Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado
Especialista em Odontopediatria/ Ortopedia Funcional dos Maxilares
Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular/Odontologia do Sono
Deixe uma comentario