Com muita freqüência, os pacientes com DTM se queixam de sintomas no ouvido como dor, hipoacusia (perda parcial ou total da audição), tinido (sons/zumbido no ouvido), vertigens e tonturas (sensação de desequilíbrio). Isto ocorre devido a proximidade das duas estruturas – Ouvido e Articulação Temporomandibular, fato que confunde e dificulta a localização do problema. Normalmente é possível se fazer o diagnóstico após a realização de um exame clínico bem conduzido por um dentista especialista. Em alguns casos pode ser necessário o diagnostico diferencial por um médico otorrinolaringologista. Em outros casos, o paciente já passou por avaliação com esse especialista e chega ao especialista em DTM com a exclusão de causas otológicas.
O zumbido é considerado um tinido subjetivo (percebido só pelo paciente). Pode ocorrer em pacientes com DTM/DOF, bem como em consequência à doenças do ouvido ou do sistema nervoso central (com ou sem perda auditiva). Sua origem é pouco esclarecida, mas sabe-se que são muitas as condições que podem estar associadas à esse sintoma.
A Plenitude auricular (sensação do ouvido cheio, com os sons sendo percebidos abafados) não é considerada DTM e sim uma disfunção da trompa auditiva. Entretanto, pacientes com DTM podem apresentar também esse mesmo sintoma, pela redução da ventilação e pressão no ouvido médio, provavelmente provocada pelo aumento do tônus do músculo pterigóide sobre a própria trompa. Para a elaboração do diagnóstico diferencial, em casos mais incertos, um exame especializado torna-se necessário.
Os recursos terapêuticos utilizados pelo dentista especialista poderão variar de acordo com o correto diagnóstico da patologia. Além disso, outros profissionais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psiquiatras, psicólogos poderão ser requisitados para melhorar a qualidade de vida do paciente.
Fonte: www.sbdof.com.br
Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado
Especialista em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular/ Ortopedia Funcional dos Maxilares/ Odontologia do Sono/ Odontopediatria
RC ODONTOLOGIA ESPECIALIZADA
Deixe uma comentario