Atualmente a odontologia estética revela-se como uma das áreas mais atraentes na clínica odontológica, pois a busca da harmonia através da reabilitação do sorriso é um objetivo almejado por todos em todas as idades.
E no contexto desta grande demanda o grande desafio para os profissionais é então a busca constante da estética natural. Graças à evolução continuada de técnicas adesivas avançadas e formulações poliméricas e cerâmicas é possível proporcionar ao paciente a oportunidade de alcançar resultados funcionais e estéticos a longo prazo. Assim a odontologia restauradora oferece a possibilidade de resolução de problemas individuais e generalizados, desde que o profissional saiba utilizar os conhecimentos com sabedoria e experiência. Além do mais é preciso o reconhecimento das necessidades individuais dos pacientes, assim como das ansiedades relacionadas a cada caso.
Diferentes tipos de tratamento são aplicados em situações diversas: facetas laminadas, clareamentos dentais, reconstituições diretas e indiretas com resinas, porcelanas e outros. Diferentes técnicas e materiais podem ser utilizados, sendo fundamental a distinção das características positivas e negativas de cada uma, para corretamente indicá-las. O conhecimento das particularidades de técnicas e materiais são premissas de um tratamento com sucesso.
Entretanto independente do tratamento estético utilizado, não podemos nos esquecer que a avaliação periódica dos dentes, o controle da placa bacteriana e da cárie através de uma boa higiene bucal com utilização da técnica correta de escovação e uso do fio dental, associados à aplicação de flúor são fundamentais para a manutenção de um sorriso bonito.
Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado
Especialista em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular/ Odontopediatria/ Ortopedia Funcional dos Maxilares/ Odontologia do Sono
Deixe uma comentario