Respiração Oral X Distúrbios Respiratórios do Sono

O estabelecimento da respiração nasal adequada no início da vida é essencial para maximizar o crescimento do complexo esquelético e das vias aéreas superiores. O complexo naso-maxilar cresce continuamente desde a infância, durante todo o período pré-puberal até a conclusão da puberdade. Mais precisamente, o crescimento orofacial máximo ocorre durante os primeiros dois anos de vida e aos 6 anos, quase 60% da face adulta se desenvolveu. Uma interação contínua entre a respiração nasal, sucção, deglutição e mastigação adequadas otimizarão o crescimento orofacial. A respiração nasal durante o sono é essencial para estimular ventilação adequada, ativar os reflexos que ajudam a manter a tonicidade dos músculos que estabilizam a passagem do ar, e para evitar a instabilidade das vias aéreas decorrente da respiração oral.

Se a criança desenvolver uma respiração oral crônica durante o desenvolvimento craniofacial ativo, haverá alterações anatômicas importantes que afetarão diretamente as vias aéreas. Essas alterações podem resultar em maior instabilidade e colapsibilidade das vias aéreas podendo desencadear outros problemas futuros, como os Distúrbios Respiratórios do Sono.

Neste sentido, é essencial abordar a respiração oral crônica tão logo seja detectada uma vez que o estabelecimento da respiração nasal irá contribuir para desenvolvimento craniofacial e respiratório adequados em crianças.

Fonte: Torre C, Guilleminault C. Establishment of nasal breathing should be the ultimate goal to secure adequate craniofacial and airway development in children. J Pediatr (Rio J). 2018 Mar-Apr;94(2):101-103. doi: 10.1016/j.jped.2017.08.002. Epub 2017 Aug 30. PMID: 28859912.
Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado

Deixe uma comentario

Your email address will not be published.