Há muito tempo o sono deixou de ser simplesmente algo misterioso, para se tornar foco de diversos estudos e pesquisas. A ciência tem muito a nos mostrar sobre o sono e pode nos trazer muitas respostas pois afinal nós dormimos aproximadamente um terço de nossas vidas e precisamos do sono para manutenção da saúde.
Aconteceu entre os dias 28 a 31/10 últimos, na cidade de Porto de Galinhas, Pernambuco, o XV Congresso Brasileiro do Sono promovido pela Associação Brasileira do Sono, Associação Brasileira de Medicina do Sono e Associação Brasileira de Odontologia do Sono, do qual tive a satisfação de participar. O evento focou todas as áreas e especialidades envolvidas com o estudo, a pesquisa e o tratamento dos Distúrbios do Sono. Com pesquisadores e palestrantes internacionais e nacionais altamente qualificados em Medicina e Biologia do Sono foi realmente uma verdadeira oportunidade de aprendizado e imersão científica.
Na oportunidade participei e fui aprovada no Concurso de Certificação em Odontologia na Medicina do Sono/2015, que habilita o profissional, certificação reconhecida pela Associação Brasileira do Sono e integração com a multidisciplinariedade da Medicina do Sono. Através de técnicas cirúrgicas, de remodelação das arcadas dentárias e da criação de aparelhos intraorais para o uso durante o sono, a Odontologia do Sono tem contribuído muito no tratamento dos Distúrbios Respiratórios do Sono, especialmente da Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono leve e moderada.
Foi mais um evento marcante que contribuiu de maneira significativa para minha formação e capacitação profissional.
Cláudia Aparecida de Oliveira Machado
Especialista em Disfunção Têmporomadibular e Dor Orofacial
Odontopediatria / Ortopedia Funcional dos Maxilares/ Odontologia do Sono
Deixe uma comentario