Nos últimos dias 1, 2 e 3 de junho aconteceu na cidade de São Paulo, o III Congresso Brasileiro de Dor Orofacial. Tive a grata satisfação de participar deste excelente evento promovido pela Sociedade Brasileira de Dor Orofacial – SBDOF, da qual sou membro efetivo.
O diagnóstico e o tratamento das diferentes Dores Orofaciais foram amplamente discutidos e novas evidencias científicas foram apresentadas buscando otimizar ainda mais os meios de diagnóstico e o arsenal terapêutico destas patologias. Além de especialistas de renomes internacionais e nacionais da área, outras áreas afins que atuam multidisciplinarmente com a especialidade Dor Orofacial como Neurologia, Fisioterapia, Psicologia e Odontologia do Sono, , também compartilharam suas experiências clínicas e pesquisas.
Aliando as pesquisas a clinica foram abordados os temas mais relevantes para a especialidade como dores neuropáticas, dores crônicas, sensibilização central, testes quantitativos sensoriais, critérios diagnósticos das DTMs, exames de imagens, farmacoterapia, genética, cefaleia, sono, toxina butolínica, cirurgia, terapia comportamental cognitiva, fisioterapia.
Um dos pontos altos do encontro foram as palestras ministradas pelos pesquisadores reconhecidos internacionalmente na área, Dra. Ambra Michelotti da Universidade de Nápolis, Itália e Dr. Sandro Palla, da Universidade de Zurique, Suiça.
Foi realmente mais uma ótima oportunidade de atualização para especialistas na área de Dor Orofacial e DTM.
Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado
Especialista em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular/ Odontologia do Sono/ Ortopedia Funcioanal dos Maxilares/ Odontopediatria
Deixe uma comentario