O aleitamento materno é o método de alimentação mais adequado para lactentes. Além de todos os benefícios sistêmicos é um importante recurso na prevenção da má oclusão proporcionando maxilares fisiologicamente desenvolvidos, um melhor alinhamento da dentição, excluindo ou minimizando as más oclusões dentais.
Entretanto, o risco de cárie de acometimento precoce em crianças com aleitamento materno em idade maior que 18 / 24 meses, especialmente em altíssima frequência noturnamente, tem sido atualmente objeto de estudos científicos.
Um estudo populacional de coorte avaliou o impacto da amamentação prolongada em caries dentárias. O objetivo do estudo foi avaliar se a amamentação por tempo prolongado é um fator de risco para a cárie dentária na dentição primária, independentemente do consumo de açúcar. As crianças que foram amamentadas por tempo ≥24 meses tiveram um maior número de cáries severas da primeira infância. Concluiu-se que a amamentação até 24 meses de idade ou superior tem um efeito direto controlado sobre a gravidade da cárie dentária primária. Esse risco foi notável independente do consumo de açúcar durante a vida.
Uma revisão sistemática e meta-análise mostrou um risco reduzido de cárie dentária em crianças amamentadas até 12 meses. No entanto, as crianças amamentadas por tempo > 12 meses tiveram maior número de cáries dentárias quando comparadas com as crianças amamentadas por tempo <12 meses. Segundo o estudo, a amamentação até os 12 meses de idade não está associada a um risco aumentado de cárie dentária e na verdade pode oferecer alguma proteção em comparação com o aleitamento artificial. No entanto, crianças amamentadas além de 12 meses , teve um risco aumentado de cárie dentária.
É importante salientar que vários outros fatores além da amamentação prolongada podem contribuir para o aparecimento precoce da cárie, incluindo alimentação noturna durante o sono, alimentos / bebidas cariogênicas na dieta ou práticas inadequadas de higiene bucal e o uso de pastas sem flúor. Neste sentido. a introdução de fontes alimentares para lactentes deve ser baixa em carboidratos simples (açúcares) e as práticas de higiene oral devem começar com a erupção do primeiro dente.
Fonte: – Peres KG, et al. Impact of Prolonged Breastfeeding on Dental Caries: A Population- Based Birth Cohort Study , PEDIATRICS ,Vol140, n 1D, J October 9, 2017 . – Tham R , et al. Breastfeeding and the risk of dental caries: a systematic review and meta-analysis. Acta Pædiatrica 2015 104, pp. 62–84 .
Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado
Especialista em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular/ Odontopediatria/ Ortopedia Funcional dos Maxilares/ Odontologia do Sono
Deixe uma comentario