Na última semana realizei um grande sonho! Tive a oportunidade de participar do Congresso Mundial da Dor 2018 na cidade de Boston – EUA promovido pela IASP – International Association for the Study of Pain!
Foi incrível poder ouvir os gigantes da pesquisa compartilharem suas mais recentes descobertas sobre dor, abordando uma série de questões relevantes para o exercício da minha especialidade Dor Orofacial e DTM.
O programa científico do Congresso foi espetacular, de plenárias a sessões de pôsteres, nós nos inspiramos, ganhamos novos insights e discutimos novos métodos e resultados empolgantes.
Foram sete dias de imersão no estudo da Dor Aguda e Crônica em todos os seus aspectos prevalência, etiologia, diagnóstico, tratamento e prognóstico. Comportamentos de dor, por natureza, são expressões universalmente reconhecidas e compreendidas. Com anos de esforços colaborativos, agora temos ferramentas validadas para estudar os comportamentos de dor de uma maneira generalizável.
Realmente despedi de Boston me sentindo revitalizada, novas ideias e novas perspectivas de tratamento para melhorar a qualidade de nossos queridos pacientes! Valeu demais!!!
Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado
Especialista em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular/ Odontologia do Sono/ Ortopedia Funcional dos Maxilares e Odontopediatria
Deixe uma comentario