Nestes tempos de preocupação com nossa saúde e bem estar precisamos aprimorar e preocupar com todos os fatores que possam otimizar nossa saúde física e mental. Assim a nossa dica é sobre a importância de manter a rotina dos hábitos diários e do sono para a saúde!
O Ritmo Circadiano representa o período de um dia (24 horas), no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos. Assim, as funções do organismo variam ao longo das 24 horas do dia. O metabolismo, o sono, o comportamento e a disposição do organismo nas diversas horas do dia e da noite são todos regulados por este Ritmo Circadiano.
O sono é um estado fisiológico recorrente de repouso corporal e consciência reduzida, com múltiplas funções, incluindo a consolidação da memória e o aprimoramento da defesa imunológica. Simplesmente devido ao fato de fecharmos os olhos, deitarmos e jejuarmos, dormir – além de influências diretas no sistema circadiano – integra vários zeitgers fortes (ou seja, escuridão / luz, descanso / atividade, disponibilidade de alimentos) que permitem o ajuste das funções corporais às demandas variáveis do ambiente ao longo do dia solar. O sistema circadiano e o sono evocam conjuntamente uma constelação endócrina única que é extremamente eficaz na indução de mecanismos de defesa durante o período noturno do sono, ou seja, uma ação com fortes implicações clínicas.
Entretanto, o estilo de vida moderno implica em muitas situações sejam elas sociais, de trabalho ou lazer que induzem a privação do sono. Vários estudos apontam os efeitos cumulativos da dívida do sono induzindo desvios gerais dos níveis hormonais e das funções imunológicas e, eventualmente, uma alteração negativa dos ritmos circadianos de relevância clínica.
Por isso as pessoas devem criar rotina de horários, especialmente em relação ao sono. É muito importante entender e valorizar o momento do sono. Manter horários regulares de dormir e de acordar, sempre respeitando suas necessidades individuais é fundamental para a nossa saúde.
Então fica a dica #fiqueemcasa e #durmabem!
Fonte: Wiley J. et al, Circadian rhythms in adaptive immunity , Immunology, 2019
Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado
Especialista em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular/
Odontologia do Sono / Odontopediatria / Ortopedia Funcional dos Maxilares
Deixe uma comentario