Dores na face e na cabeça, estalos ao abrir e fechar a boca, dificuldade para mastigar e falar. Esses são alguns sintomas comuns de pacientes com Disfunções Temporomandibulares (DTMs). Mas o problema também pode afetar as crianças?
Segundo a especialista em Dor Orofacial e DTM da RC Odontologia Especializada, dra. Claudia Machado, as crianças podem sim manifestar alguns sinais e sintomas deste problema.“ Uma pesquisa sobre a prevalência de DTM em crianças concluiu que cerca de 35% das crianças possui, pelo menos, um sinal de DTM/Dor Orofacial”, afirma.
Os sinais e sintomas nessa faixa etária, quando os pacientes estão ainda em fase de crescimento e desenvolvimento, são transitórios, ou seja, vem e voltam, flutuantes, com fases de piora e outras de melhora, e também são auto limitantes, o que significa que podem desaparecer naturalmente. No entanto, podem apresentar efeitos negativos na qualidade de vida do paciente. “Muitas vezes, o diagnóstico não é feito corretamente. Como a DTM provoca dor na face e na cabeça, geralmente os pais recorrem ao neurologista, oftalmo ou otorrino, mas não ao dentista especialista na área”, explica.
A recomendação é que os pais estejam sempre atentos aos sintomas relatados pelos filhos e, a qualquer sinal, procurem um especialista em DTM e Dor Orofacial, que fará a avaliação e o diagnóstico correto. “Quando houver necessidade de intervenção, os recursos terapêuticos utilizados serão preferencialmente procedimentos não-invasivas. “ diz.
Deixe uma comentario