- Escovar os dentes e a língua corretamente após as refeições. A escova deve possuir cerdas macias, deve ter a cabeça pequena e as cerdas devem ser regulares e planas. Ela deverá ser trocada sempre que as cerdas ficarem irregulares (abertas,curvas,etc).
- Usar o Fio Dental diariamente pois ele retira os restos de alimentos que a escova não consegue remover.
- Usar pasta de dente com flúor pois ele ajuda a proteger os dentes. Em bebês e crianças que não sabem cuspir, recomenda-se a quantidade equivalente a um grão de arroz cru (0,1g); e para crianças que sabem cuspir use em quantidades equivalente a um grão de ervilha (0,3g).
- Até os seis anos de idade recomenda-se que a higiene oral seja realizada pelo responsável. A partir desta idade a criança pode escovar sozinha, porém sempre com a supervisão de um adulto.
- Fazer Aplicações Tópicas de Flúor no consultório odontológico pois isto irá conferir proteção adicional à susceptibilidade de cárie da criança. Estas aplicações deverão ser feitas periodicamente de acordo com as indicações do Odontopediatra (no mínimo a cada seis meses).
- Adote uma dieta saudável, escolhendo alimentos ricos em cálcio, fósforo e vitamina A, que fortalecem os dentes. Os alimentos doces devem ser consumidos após as refeições, de sobremesa, quando sempre escova-se os dentes.
- Não se esqueça que a modificação dos hábitos dietéticos e a aquisição de métodos preventivos pode ser uma tarefa difícil se os hábitos saudáveis não forem estabelecidos desde o nascimento. Portanto a iniciação da criança no consultório deverá ser mais precoce possível, para que através de medidas preventivas se possa assegurar a sua saúde bucal.
Dra.Cláudia Aparecida de Oliveira Machado
Especialista em Odontopediatria / Ortopedia Funcional dos Maxilares Disfunção Têmporomadibular e Dor Orofacial /Odontologia do Sono
Deixe uma comentario