Nos dias 03 e 04/05/2018 tive a grata satisfação de participar como organizadora e palestrante do “I Dia da DTM e Dor – SBDOF Uberlândia” cujo tema foi “Abordagem Contemporânea no Diagnóstico e Tratamento das Disfunções Temporomandibulares” (DTM). O evento foi uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dor Orofacial – SBDOF- com o objetivo de levar informações atualizadas sobre o assunto.
Tive a oportunidade de falar sobre dois temas que amo, a associação entre os Distúrbios do Sono e Dor Crônica – análise e discussão da natureza desta associação, a direção de causalidade e os principais mecanismos envolvidos. Ainda grandes mestres abordaram com maestria assuntos muito relevantes : – as indicações de uso da Toxina Botulínica no tratamento da Dor Orofacial; – relação entre DTM E MÁ-OCLUSÃO, onde foram apresentadas muitas evidências científicas contraindicando as terapias oclusais irreversíveis como modalidades de tratamento das DTM; – a compreensão da interrelação entre DTM e comorbidades dolorosas como Cefaléias, Cervicalgia, Fibromialgia e Sensibilização Central; – os conceitos atuais no diagnóstico e no tratamento das Disfunções Temporomandibulares de origem muscular e finalmente, os critérios na decisão de tratamento nas Doenças Degenerativas e Inflamatórias da Articulação Temporomandibular.
Estiveram presentes profissionais da saúde de diferentes áreas: dentistas de várias especialidades, fisioterapeutas, médicos, fonoaudiólogos de diferentes estados brasileiros. Realmente foram dois dias repletos de conhecimentos e boas vibrações com informações atualizadas da especialidade DTM/DOF na melhor evidência científica.
Cláudia Aparecida de Oliveira Machado
Especialista em Disfunção Têmporomadibular e Dor Orofacial / Odontologia do Sono / Odontopediatria / Ortopedia Funcional dos Maxilares
Deixe uma comentario