bebedormindocerto

     A Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SIDS) refere-se a morte infantil durante o sono, sem que exista nenhum motivo justificável.  Crianças até um ano de idade apresentam risco de morte súbita. Aproximadamente 3500 crianças morrem anualmente nos Estados Unidos de mortes infantis relacionadas ao sono, incluindo a SIDS. Neste sentido, a Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda que um ambiente de sono seguro pode reduzir o risco de todas as mortes relacionadas ao sono infantil. As recomendações para um ambiente de sono seguro incluem:

  • As crianças devem ser colocadas para dormir em posição supina (de costas) até um ano de idade. Dormir de lado ou de bruços não é seguro e não é aconselhável. A posição supina do sono não aumenta o risco de asfixia e aspiração em lactentes, mesmo aqueles com refluxo gastresofágico, porque as crianças têm anatomia da via aérea e mecanismos que protegem contra a aspiração.
  • Uso de uma superfície de sono firme, colchões firmes, não muito macios para evitar o afundamento e sufocamento.
  • Recomenda-se a amamentação. O Aleitamento Materno é um importante mecanismo de prevenção da morte súbita em bebês. Entretanto não se sugere que o bebê seja amamentado na cama da mãe, porque pode ocorrer a fatalidade da mãe dormir e rolar em cima da criança. Recomenda-se que as crianças durmam no quarto dos pais, perto da cama dos pais, mas em uma superfície separada projetada para bebês, idealmente para o primeiro ano de vida, mas pelo menos para os primeiros 6 meses.
  • Manter objetos macios e roupas de cama soltas longe da área de sono da criança para reduzir o risco de SIDS, sufocação, aprisionamento e estrangulamento.
  • Oferecer uma chupeta ao dormir pode diminuir o risco da morte súbita. Embora o mecanismo ainda não esteja claro, provavelmente a chupeta poderia funcionar afastando o nariz do afogamento, mantendo a posição da língua evitando a queda para a orofaringe, mantendo a criança mais responsiva para respirar pela boca após asfixia nasal. Estudos têm relatado um efeito protetor do uso de  chupetas sobre a incidência de SIDS. Mas é preciso observar como esta chupeta será presa, evitando o risco de estrangulamento. Entretanto recomenda-se uso da chupeta somente para dormir e na soneca do dia. Preferencialmente removê-la até um ano de idade quando o risco de morte súbita desaparece.
  • Evitar a exposição ao fumo, álcool e drogas ilícitas durante a gravidez e após o nascimento. Tanto o fumo materno durante a gravidez quanto a fumaça no ambiente do bebê após o nascimento são os principais fatores de risco para o SIDS.

Ref: SIDS And Other Sleep-Related Infant Deaths: Updated 2016 Recommendations For A Safe Infant Sleeping Environment. from The American Academy Of Pediatrics. PEDIATRICS .Vol. 138, N 5, November 2016.

Dra. Claudia Aparecida de Oliveira Machado

Especialista em Odontopediatria / Ortopedia Funcional dos Maxilares

Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular/ Odontologia do Sono

Deixe uma comentario

Your email address will not be published.