A Ortopedia Funcional dos Maxilares é a especialidade que através de aparelhos móveis, possibilita correção da mordida errada. A técnica está indicada para problemas funcionais e estéticos como mordidas profundas, mordidas abertas, mordidas cruzadas, falta de espaços e ainda o estabelecimento de uma melhor proporção coroa/raiz e angulação vertical para que as forças ocluais sejam transmitidas através do longo eixo do dente. O mecanismo de ação ocorre através de mudança de postura da mandíbula, da língua e de toda dinâmica muscular facial , promovendo estímulos neurais que possibilitam incrementar o crescimento ósseo onde este estiver defasado ou minimizá-lo quando necessário.
Esta técnica pode ser utilizada em adultos? Sim. A procura dos pacientes adultos interessados no uso de aparelhos ortopédicos tem crescido muito nos consultórios. Em geral, os adultos são motivados pela aparência, porém a melhora da saúde oral é um dos objetivos que o especialista foca no plano de tratamento, muitas vezes com prioridade em relação à própria estética. Para tanto deve haver um bom planejamento multidisciplinar com um protocolo comum de tratamento desenvolvido por todos os profissionais envolvidos nos procedimentos. O exame clínico deve incluir uma avaliação periodontal completa, evitando-se iniciar o tratamento com a doença em estado ativo e se necessário, um acompanhamento regular durante toda terapia.
Apesar das limitações e dos cuidados especiais envolvendo a condição periodontal de alguns pacientes adultos, não existe contraindicação para se tratar pacientes com doença periodontal, desde que estejam sob controle. Em casos de maior envolvimento periodontal com consequente perdas de elementos dentais, perdas severas de dimensão vertical, a reabilitação oral torna-se então um desafio, impossibilitando a realização de implantes e/ou prótese. Nestes casos, a Ortopedia Funcional dos Maxilares e/ou a Ortodontia atuam como auxiliares no tratamento, procurando recuperar a harmonia, reabilitando as arcadas dentárias e facilitando os procedimentos das outras especialidades, necessários para restaurar a função mastigatória. Nestes casos a integração das técnicas ortopédicas funcionais e/ou ortodônticas com outras especialidades da Odontologia como a Implantodontia, Periodontia, Dentística Restauradora, a Prótese e a Cirurgia vem permitindo melhores resultados, tanto estéticos quanto funcionais.
Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado
Especialista em Odontopediatria / Ortopedia Funcional dos Maxilares/ Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular/ Odontologia do Sono
Deixe uma comentario