Aconteceu entre os dias 03 e 07 de dezembro/2019, na cidade de Foz do Iguaçu – Paraná, o Congresso Brasileiro do Sono 2019. O evento, promovido pela Associação Brasileira do Sono (ABS), foi direcionado a todas as áreas envolvidas com a pesquisa e o tratamento dos Distúrbios do Sono – Medicina do Sono, Odontologia do Sono, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia. Pesquisadores e palestrantes internacionais e nacionais altamente qualificados apresentaram uma visão atual de tudo que está acontecendo no mundo do sono – neurofisiologia, cronobiologia, arquitetura e todas as possibilidades de diagnóstico e tratamento dos principais Distúrbios do Sono – Insônia, Distúrbios Respiratórios ( Ronco, Apneia), Parassonias , Distúrbios de movimento ( Bruxismo, Síndrome das Pernas Inquietas) e Distúrbios de Ritmo.
Novas estratégias para facilitar o diagnóstico e o tratamento: especial atenção para a avaliação de fenótipos dos pacientes portadores dos distúrbios do sono mais prevalentes – Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e Insônia, possibilitando melhores resultados.
As evidências científicas ressaltam cada vez mais a importância da Odontologia do Sono no tratamento do Ronco Primário, Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e do Bruxismo. A eficácia dos Aparelhos Intra Orais (AIO) de Avanço Mandibular no tratamento da SAOS apresenta atualmente alto grau de evidencia. Estes aparelhos comprovadamente reduzem a obstrução da faringe, melhorando os parâmetros polissonográficos, a qualidade de vida e são de fácil adesão. Além do mais o tratamento com o AIO pode repercutir em desfechos cardiovasculares – redução da Hipertensão Arterial, diminuição do estresse oxidativo; melhora da função endotelial.
Ainda novas modalidades farmacológicas de tratamento para Insônia, destaque para o agonista da melatonina Ramelteona ( que em breve será comercializado no Brasil) e a Eszopiclona (hipnótico de nova geração).
Enfim dias de muito aprendizado! Valeu!
Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado
Certificada em Odontologia do Sono pela ABS / Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares/ Odontopediatria/ Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular
Deixe uma comentario