SONO E MEMÓRIA

O estado do nosso cérebro vai oscilar muito durante o nosso sono mas ele nunca vai se tornar totalmente desligado como se pensava antigamente. Estudos comprovam que em alguns estágios do sono, o cérebro se mantem ativo com sistemas de neurotransmissão e tão estimulado como a vigília ( quando estamos acordados).
Durante a vigília, recebemos e processamos diversas informações as quais, algumas guardamos no Sistema Nervoso Central (SNC) e outras eliminamos. E o sono está diretamente relacionado a esse processo do que será armazenado no nosso sistema nervoso central em forma de memória e aquilo que vai ser eliminado. Durante a fase do sono REM, ocorre a consolidação de memórias. Assim, basicamente serão guardadas no nosso sistema nervoso central principalmente em regiões relacionadas a processos cognitivos, as informações em forma de memória, que serão lembradas durante o período de vigília.
Isso é muito importante quando pensamos num processo de aprendizagem. Um adolescente por exemplo que está as vésperas de uma prova alcançará muito mais êxito se aliado ao estudo, tiver uma boa qualidade de sono, pois é nesse período que ele vai consolidar essas informações que aprendeu durante o dia e transformar o conteúdo em memória que será guardada no SNC.
Neste sentido, é fundamentar entender e valorizar o momento do sono, manter horários regulares de dormir e de acordar, sempre respeitando as necessidades individuais.
Fonte: Rev. Sono/ ABS/ ed.15/ setembro 2018

Deixe uma comentario

Your email address will not be published.