O termo Disfunção Temporomandibular (DTM) se refere as anormalidades que envolvem as articulações temporomandibulares (ATM), músculos mastigatórios e estruturas associadas. Este problema pode se manifestar em qualquer idade inclusive nas crianças. Os sinais clínicos mais frequentes encontrados em crianças e adolescentes são a ATM sons (percebidos à palpação), limitação dos movimentos mandibulares, dor muscular mastigatória e sensibilidade da ATM.
Os resultados dos estudos da prevalência de DTM variam amplamente, provavelmente devido a diferenças metodológicas, falta de padronização relacionada ao diagnóstico de DTM e à seleção da amostra. Os resultados de uma metanálise mostraram uma prevalência de sinais clínicos de distúrbios da articulação temporomandibular em crianças e adolescentes de aproximadamente 16%. A prevalência de sons da ATM foi de aproximadamente 14%.
Não existe uma causa específica. Existem fatores que podem desencadear, perpetuar e contribuir para que a dor e disfunção se apresente. Alguns destes fatores são: trauma, estresse emocional, apertamento constante dos dentes, hábitos como mascar chicletes, roer unhas, etc., e até predisposição genética para dores crônicas, dentre outros.
Essas informações são importantes no sentido de alertar os profissionais da importância do diagnóstico e intervenção precoces. Sabe-se que muitas crianças diagnosticadas com DTM se não controlada, poderão sofrer alterações adaptativas durante o crescimento e desenvolvimento craniofacial. Por outro lado, se um diagnóstico ocorrer muito tarde, na fase adulta, essa condição poderá causar uma destruição irreversível da ATM e, posteriormente, contribuir para anormalidades no desenvolvimento craniofacial, dor na região da ATM e músculos mastigatórios.
Quer compreender melhor sobre o diagnóstico e tratamento da Disfunção Temporomandibular em crianças? Este será um dos temas abordados em nosso curso “Atualidades em DTM e Bruxismo” em Uberlândia nos dias 31/10 e 01/11 – dois dias de imersão com muito mais conteúdo sobre DTM e Bruxismo em crianças, adolescentes e adultos!
Inscrições abertas no nosso site! Acesse:
http://dtm.nailamachado.com.br/inscricao-curso-dtm-uberlandia/
Inscrevam-se já! Vagas limitadas!
Fonte:Silva. CG. et al . Prevalence of clinical signs of intra-articular temporomandibular disorders in children and adolescents. A systematic review and meta-analysis. American Dental Association . http://jada.ada.org 2015

Deixe uma comentario

Your email address will not be published.