Dores de Cabeça e Disfunção Temporomandibular

A dor de cabeça é uma queixa frequente e atinge quase todos os seres humanos durante a vida. De acordo com a Classificação Internacional de Distúrbios de Cefaleia (ICHD-3), a cefaleia pode ser um sintoma de uma variedade de condições (cefaleias secundárias) ou pode ser a própria doença (cefaleias primárias). A cefaleia é definida como a dor localizada acima da linha orbitomeatal, enquanto as dores faciais (incluindo Desordens Temporomandibulares-DTM) são aquelas localizadas abaixo da linha orbitomeatal, acima do pescoço e anterior às orelhas.

Muitas semelhanças quanto a origem e características tornam a distinção entre essas duas entidades difícil e desafiadora. Ambas as condições são mais frequentes em mulheres, estão relacionadas a eventos estressantes da vida, e respondem relativamente bem a medicamentos de ação central, entre outros. Outra sobreposição relevante entre DTM e cefaleia que dificulta o processo diagnóstico e o tratamento são os critérios diagnósticos e as estruturas periféricas e centrais envolvidas em ambos. Com base em pesquisas, é bem sabido que cefaleia e DTM são situações altamente comórbidas e parecem ser bidirecionais. O nervo trigêmeo é o alvo final da dor facial e de cabeça.

A contração muscular costumava ser considerada uma das principais causas para o início e manutenção tanto da DTM quanto da chamada “cefaléia do tipo tensão muscular”. Isso influenciou terapias no passado, quando as estratégias para diminuir a hiperatividade muscular eram muito populares. No entanto, a real conexão entre contração muscular e dor é agora revista em um cenário onde hiperatividade neuronal, modulação prejudicada, predisposição genética e comportamento psicossocial são considerados como tendo um papel importante na persistência da dor facial e de cabeça.

Nosso papel como especialistas em DTM e Dor Orofacial é fazer um diagnóstico inicial da queixa do paciente, oferecer o tratamento para a DTM e quando houver suspeita de associação com outra Cefaleia Primária, encaminhar o paciente para avaliação especializada por um Medico Neurologista.

Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado

Especialista em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular/ Odontologia do Sono/ Ortopedia Funcional dos Maxilares e Odontopediatria

Deixe uma comentario

Your email address will not be published.