Aconteceu entre nos dias 01 e 02 dezembro o Congresso da Associação Brasileira de Sono na cidade de São Paulo. Medicina e Odontologia do Sono unidas buscando as últimas evidências no tratamento dos Distúrbios do Sono! Realmente foi um momento ímpar onde pudemos contemplar os principais pilares que compõem a área do sono: a neurociência, transtornos respiratórios e cardiovasculares, cronobiologia, métodos de diagnósticos e pediatria.
As evidências científicas ressaltam cada vez mais a importância da Odontologia do Sono no tratamento do Ronco Primário, Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) e do Bruxismo. A eficácia dos Aparelhos Intra Orais (AIO) de Avanço Mandibular no tratamento da SAOS apresenta atualmente alto grau de evidência. Estes aparelhos comprovadamente reduzem a obstrução da faringe, melhorando os parâmetros polissonográficos, a qualidade de vida e são de fácil adesão. São indicados primariamente para os casos de Ronco Primário, SAOS leve e secundariamente para casos de Apneia moderada e grave em pacientes com intolerância ao CPAP. Além do mais o tratamento com o AIO pode repercutir em desfechos cardiovasculares – redução da Hipertensão Arterial ( 2 metanálises e 2 revisões sistemáticas – 2013,2015, 10 estudos controlados randomizados), diminuição do estresse oxidativo ( 2 estudos); melhora da função endotelial ( 2 estudos).
Além de participar ativamente deste importante evento da classe Médica e Odontológica, ainda tive a oportunidade de apresentar um Pôster Científico. Mais uma oportunidade de atualização na busca da melhor qualidade de atendimento. Valeu!
Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado
Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares/ Odontopediatria/
Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular e Odontologia do Sono
Deixe uma comentario