O Congresso Brasileiro de Dor Orofacial 2023 – SBDOF foi realizado na cidade de São Paulo entre os dias 13 a 15 de abril. É um evento que reúne todas as áreas da saúde que cursam com a Dor orofacial. E com muito orgulho tenho participado de todos desde 2013 (este ano fui a única representante de Patrocínio).
Com o objetivo de debater temas de grande importância e atualidade na área de DTM e Dor Orofacial foi indiscutivelmente um momento impar de atualização! Foram três dias de imersão. Incrível poder ouvir os gigantes da pesquisa compartilharem suas mais recentes descobertas, abordando uma série de questões relevantes para o exercício da Dor Orofacial e DTM. Algumas assertivas foram unânimes: – não existe um protocolo único para o tratamento das dores orofaciais crônicas… – cada paciente é único… o correto diagnóstico é soberano… – múltiplos fatores podem interferir na sua percepção: ansiedade, stress, catastrofização, depressão, qualidade do sono, genética… – conceitos e crenças são mutáveis à luz da ciência!
E ainda tive a oportunidade de apresentar dois trabalhos, o primeiro, um piloto da minha pesquisa clínica e a minha dissertação do mestrado. E ainda deu podium. Muito feliz , fui premiada na categoria Pesquisa Clínica/Revisão Sistemática. Foram mais de 80 painéis concorrendo! Que emoção! Sei muito bem a significância deste prêmio na minha trajetória!
E acima de tudo e o melhor foram os reencontros com amigos muito queridos… o vínculo que nos une, o amor à esta especialidade desafiante Dor Orofacial e DTM e formamos a família SBDOF! A gente estuda muito, diverte muito e a cada ano as amizades se solidificam e chegam novos amigos.
Retornando com muita energia, perspectivas, projetos e desafios. O objetivo maior a melhora da qualidade de vida dos nossos queridos pacientes. Valeu demais!
Que venha o próximo em 2025!
Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado
Especialista em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular/ Odontologia do Sono/ Odontopediatria e Ortopedia Funcional dos Maxilares
Deixe uma comentario