
Aconteceu nos dias 16,17 e 18 de Agosto, na cidade de Pirenópolis – GO, a XXIII Reunião Científica da Academia Brasileira de Fisiopatologia de Ortopedia Funcional dos Maxilares. Com o tema “As bases científicas que justificam o tratamento ortopédico funcional na dentição decídua”, foi mais um evento maravilhoso que tive a grata satisfação de participar. Compreender as influências recíprocas entre forma e função, desenvolver investigações sobre esse tema e integrar-se às áreas afins, no sentido de prevenir alterações e recuperar o equilíbrio músculo-ósseo-dental foram temas exaustivamente discutidos.
Várias evidencias apontam a necessidade de tratamentos preventivos e corretivos de diversas más oclusões na infância, ainda na dentição decídua. Isto porque a maioria das alterações no processo de crescimento e desenvolvimento craniofacial somente podem ser realmente interceptadas em tenra idade. Neste cenário, professores e pesquisadores internacionais demonstraram resultados surpreendentes de suas últimas pesquisas sobre o assunto, com ênfase especialna otimização da execução das funções orais – respiração, sucção, mastigação e deglutição. Além disso, o mecanismo de ação dos aparelhos ortopédicos, a importância da interação entre Odontopediatria e Ortopedia Funcional dos Maxilares, Fonoaudiologia e Fisioterapia, as indicações e confecção das Pistas Diretas Planas também foram assuntos abordados.
Cada vez mais se chega à conclusão que, observando a natureza, respeitando os limites fisiológicos, os estágios de desenvolvimento, as idades biológicas e empregando técnicas onde a forças naturais atuam a seu favor, estamos conseguindo resultados clínicos surpreendentes nos tratamentos das más oclusões. É certo que, quanto mais cedo tratarmos melhores resultados são obtidos, e a estabilidade mais segura. Os avanços tecnológicos dentro da Ortopedia Funcional dos Maxilares nos permitem de forma peculiar orientar um crescimento, ou redirecionar um desenvolvimento anormal para um harmonioso.
|
Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares, em Odontopediatria Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular
|
Deixe uma comentario