XVIII Reunião Científica da Academia Brasileira de Ortopedia Funcional dos Maxilares

foto congresso

         Aconteceu nos dias 16,17 e 18 de Agosto, na cidade de Pirenópolis – GO, a XXIII Reunião Científica da Academia Brasileira de Fisiopatologia de Ortopedia Funcional dos Maxilares. Com o tema “As bases científicas que justificam o tratamento ortopédico funcional na dentição decídua”, foi mais um evento maravilhoso que tive a grata satisfação de participar. Compreender as influências recíprocas entre forma e função, desenvolver investigações sobre esse tema e integrar-se às áreas afins, no sentido de prevenir alterações e recuperar o equilíbrio músculo-ósseo-dental foram  temas exaustivamente discutidos.

             Várias evidencias apontam a necessidade de tratamentos preventivos e corretivos de diversas más oclusões na infância, ainda na dentição decídua. Isto porque a maioria das alterações no processo de crescimento e desenvolvimento craniofacial somente podem ser realmente interceptadas em tenra idade. Neste cenário, professores e pesquisadores internacionais demonstraram resultados surpreendentes de suas últimas pesquisas sobre o assunto, com ênfase especialna otimização da execução das funções orais – respiração, sucção, mastigação e deglutição. Além disso, o mecanismo de ação dos aparelhos ortopédicos, a importância da interação entre Odontopediatria e Ortopedia Funcional dos Maxilares, Fonoaudiologia e Fisioterapia, as indicações e  confecção  das Pistas Diretas Planas também foram assuntos abordados.

            Cada vez mais se chega à conclusão que, observando a natureza, respeitando os limites fisiológicos, os estágios de desenvolvimento, as idades biológicas e empregando técnicas onde a forças naturais atuam a seu favor, estamos conseguindo resultados clínicos surpreendentes nos tratamentos das más oclusões. É certo que, quanto mais cedo tratarmos melhores resultados são obtidos, e a estabilidade mais segura. Os avanços tecnológicos dentro da Ortopedia Funcional dos Maxilares nos permitem de forma peculiar orientar um crescimento, ou redirecionar um desenvolvimento anormal para um harmonioso.

 

Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado

Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares, em Odontopediatria

Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular

 

 

Deixe uma comentario

Your email address will not be published.