13-disturbios-do-sono-na-infancia 2

 

       O sono desempenha importante papel na restauração de processos fisiológicos e bioquímicos, na  consolidação da memória  e manutenção do balanço energético. O ciclo Vigília/Sono (CVS)  é regulado ao longo do dia por dois processos: o processo circadiano e o homeostático  que se interagem.

       Ao longo do primeiro ano de vida, à medida que as vias neurais responsáveis pela sincronização de fatores biológicos e ambientais amadurecem, o Ciclo Vigília/Sono (CVS)  inicia a  sincronização influenciado pelos fatores ambientais claro-escuro. A partir da caracterização deste ciclo observa-se que os padrões de sono durante a infância mudam, de tal forma que as crianças aumentam a duração do sono noturno e diminuem a frequência de cochilos durante o dia.

     O CVS das crianças pode ser influenciado  ainda por fatores sociais, como compartilhamento de cama, compartilhamento de quartos, rituais de dormir, uso da mídia, bem como ambientes familiares e escolares, que contribuem para a rotina da criança. Em algumas situações, no entanto esses fatores podem interferir negativamente  neste CVS,  retardando o início do sono das crianças. Esses fatores são especialmente problemáticos quando combinados com um horário escolar matinal, resultando em privação parcial do sono, distúrbios do sono e horários de dormir e acordar irregulares.

           Estudos comprovam que  essas alterações nos hábitos de sono podem causar baixo desempenho escolar, obesidade, transtorno de déficit de atenção / hiperatividade bem como, ser um preditor de insônia na adolescência. As crianças precisam de uma noite de sono adequada para manter o estado de alerta e a capacidade de resposta nas interações sociais. Se esses fatores sociais forem minimizados ou usados para influenciar positivamente os hábitos de sono, poderá ser possível melhorar o desempenho escolar mantendo horários regulares de sono e diminuindo ou até mesmo evitando a privação parcial do sono.

         Assim, é muito importante que os pais fiquem atentos e estabeleçam o ritmo para que as crianças durmam cedo e  mantenham horários regulares de sono inclusive nos fins de semana.

FONTE: Influence of social factors on the sleep-wake cycle in children.  Belísio,AS et al Sleep Sci. 2010;3(2):122–126

Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado

Especialista em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular/ Odontologia do Sono/ Ortopedia Funcional dos Maxilares e Odontopediatria

Deixe uma comentario

Your email address will not be published.