Semana Mundial do Aleitamento Materno SMAM 2019

Entre os dias 01 a 07 de agosto acontece a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) de 2019. Com o tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”, a SMAM é o momento mais importante no ano para a promoção da amamentação em todos os meios de comunicação, buscando desencadear ações conjuntas em prol da amamentação.
Cada vez mais se faz importante apoiar e informar as mulheres para vivenciar o aleitamento materno, este momento tão importante em suas vidas e na vida de seus bebês. Para isto, contar com uma rede de apoio que inclui a sociedade é fundamental.
Embora as taxas globais de iniciação ao aleitamento materno sejam relativamente altas, e apesar das recomendações internacionais, apenas 40% de todos os bebês com menos de 6 meses são amamentados exclusivamente e 45% continuam amamentando até os 24 meses. Além disso, existem grandes variações regionais e nacionais nas taxas de amamentação. É necessária uma ação organizada para atingir a meta da Assembleia Mundial da Saúde (AMS) de pelo menos 50% de amamentação exclusiva durante os 6 meses até 2025. Existem muitas barreiras à amamentação ideal, sendo uma das maiores a falta de apoio no trabalho para mães e pais.
Embora a amamentação seja de domínio da mãe, sua prática tende a melhorar com o apoio próximo do companheiro, família, local de trabalho e comunidade. Como a amamentação envolve a mãe e seus apoiadores mais próximos, é importante adotar uma abordagem inclusiva. Uma proteção social equânime de mães e pais que inclua medidas como licenças remuneradas e apoio no local de trabalho pode ajudar a criar um ambiente propício para o aleitamento materno no contexto dos setores de trabalho formal e informal.
A mobilização de todos os profissionais da saúde, inclusive nós Odontopediatras através da Odontologia para Bebês na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno é de fundamental importância. É sabido que além de todos os benefícios sistêmicos, o aleitamento materno é um importante recurso na prevenção da má oclusão proporcionando maxilares fisiologicamente desenvolvidos, um melhor alinhamento da dentição, excluindo ou minimizando as más oclusões dentais e evitando ou diminuindo tempo de uso de aparelhos para correções dentárias.
Fonte:www.ibfan.org.br

Deixe uma comentario

Your email address will not be published.