img_0299-1

     Aconteceu entre os dias 13 e 15 de outubro, em Ribeirão Preto, o XXX Congresso Brasileiro de Cefaleia e XI Congresso de Dor Orofacial, do qual tive a grata satisfação de participar.

        As Dores Orofaciais e Disfunções Temporomandibulares foram amplamente discutidos e profissionais de renome compartilharam suas experiências clínicas e pesquisas científicas buscando otimizar ainda mais os meios de diagnóstico e o arsenal terapêutico destas patologias. Dores Neuropáticas Trigeminais , Zumbido, Distúrbios do Sono, Fibromialgia na visão médica e odontológica também foram apresentados com base nas últimas evidencias.

     Um dos pontos altos do evento foi a abordagem das associações entre a Disfunção Temporomandibular(DTM) e as Cefaleias. O diagnóstico e tratamento da Cefaleia atribuída a DTM, as evidencias da DTM como um fator agravante das cefaleias primárias especialmente a Migrania e seus mecanismos fisiopatológicos integrados foram brilhantemente apresentados.

    Enfim, diante da complexidade do diagnóstico e tratamento das dores crônicas especialmente das cefaleias, devido a fisiopatologia bem como o importante componente cognitivo e emocional envolvido, os palestrantes foram unanimes na importância da abordagem multidisciplinar. Áreas afins como Neurologia, Psiquiatria, Otorrinolaringologia, Reumatologia, Medicina do Sono, Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular, Odontologia do Sono, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia poderão ser requisitadas no protocolo de tratamento individualizado do paciente com dor crônica.

       Foi realmente mais uma ótima oportunidade de atualização para especialistas na área de Dor Orofacial e DTM. Valeu!

 

Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado

Especialista em Odontopediatria/ Ortopedia Funcional dos Maxilares

Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular/Odontologia do Sono

Deixe uma comentario

Your email address will not be published.