IMG_0277

     Muito se tem falado e questionado sobre a eficácia das faixas de queixo para o tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) e Ronco. Existem alguns relatos de casos na literatura que afirmam sua efetividade. Neste sentido, um grupo de pesquisadores realizaram estudo prospectivo para verificar se a faixa de queixo sozinha seria uma alternativa viável para tratamento do Ronco e a AOS: 26 pacientes adultos com AOS (índice de apneia-hipopnéia [AHI]> 5 / h) com diagnóstico prévio por polissonografia [PSG]) foram submetidos a PSG split night – usaram apenas a faixa nas primeiras 2 horas de sono, e o restante da noite usaram o Aparelho de Pressão Positiva Continua ( CPAP). Foram comparados os seguintes parâmetros: índice Apneia/hipoapneia (IAH), saturação arterial de oxigênio (SpO2) e ronco.

      Não houve diferença significativa nos parâmetros citados entre a PSG diagnóstica inicial e PSG de duas primeiras horas nas quais os pacientes usaram somente a faixa. Após a colocação do CPAP (tratamento padrão ouro para OSA ou ronco) todos esses parâmetros mostraram melhora significativa Concluiu-se que a faixa de queixo sozinha não é tratamento eficaz para OSA e nem na melhoria do Ronco. Elas podem ser usadas para auxiliarem na redução do vazamento de ar pela boca de alguns indivíduos em pacientes que de máscara nasal e CPAP. As terapias mais comprovadas de tratamento clínico para pacientes com Ronco e Apneia Obstrutiva do Sono são Aparelhos de Pressão Positiva (CPAP) e os Aparelhos Intra-orais de Avanço Mandibular.

Referência: Bhat S et. al. The Efficacy of a Chinstrap in Treating Sleep Disordered Breathing and Snoring . J Clin Sleep Med.2014.

Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado

Especialista em Odontopediatria / Ortopedia Funcional dos Maxilares/ Dor orofacial e Disfunção Temporomandibular / Odontologia do Sono

Deixe uma comentario

Your email address will not be published.