As mudanças climáticas influenciam negativamente na dor crônica?

Muitos profissionais de saúde que lidam com dor ou até mesmo os próprios pacientes justificam a exacerbação da dôr crônica por ocasião de quedas de temperatura. Mas será verdade esta influência? E qual seriam os mecanismos? Esta revisão narrativa os autores buscaram identificar e sintetizar estudos de associação entre variáveis climáticas e a dor crônica musculoesqueletal e os mecanismos potenciais de influencia sobre a dor.

Há falta de consenso sobre a existência de uma associação entre clima e dor e falta de teoria sobre como o clima pode influenciar por exemplo as dores artríticas. Primeiro, foi sugerido que muitos pacientes acreditam firmemente em uma relação clima-dor e podem perceber níveis mais altos de dor sob certas condições climáticas por causa de suas crenças. Segundo, as condições climáticas podem representar certos padrões sazonais, associados à dor crônica devido a alterações na exposição à vitamina D, na atividade física, no sono e em outros padrões da vida cotidiana ou do humor ou atividade da doença, por exemplo. Terceiro, se as condições climáticas influenciam na severidade da dor, os mecanismos fisiológicos responsáveis ainda não são claros. Uma hipótese é que o tecido cicatricial pode responder de maneira diferente a determinadas condições climáticas, como variações no clima ou clima frio e úmido. Outra hipótese é que as fibras nervosas nociceptivas, que são mais sensíveis em pacientes com artrite, podem ser afetadas por baixa pressão, rigidez , ou pequenos movimentos causados por mudanças de temperatura e pressão.

Em conclusão, os estudos existentes sobre a associação entre clima e dor ainda não fornecem evidências conclusivas para confirmar ou negar tal relação. Os insights sobre essa associação podem potencialmente ajudar os pacientes portadores de dor crônica a gerenciar melhor sua dor, auxiliar os profissionais da saúde que lidam com dor entender melhor as fontes de variação da dor e fornecer aos pesquisadores hipóteses para pesquisas fundamentais em mecanismos de dor.

Fonte: Beukenhorst A.L. et al. Are weather conditions associated with chronic musculoskeletal pain? Review of results and methodologies. Pain. 161 (2020) 668–683

Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado

Especialista em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular/

Odontopediatria / Ortopedia Funcional dos Maxilares/ Certificação em Odontologia do Sono pela ABS/

Deixe uma comentario

Your email address will not be published.