Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) em crianças

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é um distúrbio comum em crianças, caracterizado por eventos recorrentes de obstrução parcial ou total das vias aéreas superiores durante o sono, que resultam em oxigenação e padrão de sono anormais. A SAOS em crianças está associada a déficits neurocomportamentais e morbidade cardiovascular, o que destaca a necessidade de reconhecimento, diagnóstico e tratamento imediatos.

Todas as crianças devem ser rastreadas quanto à SAOS e aquelas com sintomas típicos (por exemplo, ronco, sono agitado e hiperatividade diurna) ou fatores de risco (por exemplo, distúrbios neurológicos, genéticos e craniofaciais) devem ser submetidas a uma avaliação mais aprofundada, incluindo encaminhamento a um especialista em sono ou pediatria, otorrinolaringologista para se fazer o correto diagnóstico.

Para a maioria das crianças, o tratamento de primeira linha é amigdalectomia com ou sem adenoidectomia. A atuação da Odontologia especialmente da Ortopedia Funcional dos Maxilares, através da correção das alterações esqueléticas da mordida é fundamental e um recurso muito interessante para melhorar a passagem de ar. No entanto, algumas crianças apresentam vários níveis de obstrução das vias aéreas e podem exigir ainda avaliação e gerenciamento multidisciplinar incluindo a fonoaudiologia, a fisioterapia e a psicologia.

Fonte: Bitners AC. Arens R; Evaluation and Management of Children with Obstructive Sleep Apnea Syndrome. Lung. March 2020.

Deixe uma comentario

Your email address will not be published.