tratamento da atm ivanise barros

             A artrite se refere a um grupo de doenças articulares inflamatórias/ degenerativas que podem afetar a Articulação Temporomandibular (ATM). A etiologia destas patologias é multifatorial dentre elas incluem-se a predisposição genética, alterações no sistema imunológico, fatores ambientais, alterações hormonais, etc.

            Nas doenças degenerativas da ATM de origem não inflamatória a dor é originada dos tecidos moles periarticulares, músculos da mastigação e pela destruição do osso subcondral. Já nos  processos inflamatórios da ATM o órgão alvo é a membrana sinovial ; existe alteração na quantidade e composição do liquido sinovial e a membrana sinovial se torna hiperplásica. Este problema pode ser uni ou bilateral, de início precoce ou tardio e de doença de longa duração e poli articular. A prevalência é muito variável, 3-40% de acordo com os critérios da pesquisa. Os principais sinais e sintomas são dor na ATM, dificuldade para comer e mastigar, limitação no movimento mandibular e crepitação, desvios na abertura da boca e em alguns casos alterações oclusais importantes.

         As doenças autoimunes que podem mais comumente manifestar na ATM são: Artrite Reumatoide; Artrite Psoriática, Espondilite Anquilosante e Artrite Idiopática Juvenil.

         O objetivo do tratamento será intervir precocemente para controlar a sintoma- tologia, restabelecer a função, prevenir o dano estrutural e controlar a sinovite. O enfoque sempre deverá ser multiprofissional: um reumatologista deverá direcionar o tratamento sistêmico medicamentoso e o especialista em Disfunção Temporomandibular o tratamento local – autocuidados, dispositivos interoclusais e ainda procedimentos minimamente invasivos como infiltrações com corticoide, biológicos e artrocentese. Mudanças comportamentais, alterações de hábitos, terapias térmicas; exercícios terapêuticos específicos também serão instituídos. O fisioterapeuta exerce papel importante na terapia física. Lembrando que o protocolo deverá ser individualizado com o objetivo de restaurar a função e a amplitude do movimento.

Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado

Especialista em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular/ Odontologia do Sono/ Ortopedia Funcional dos Maxilares e Odontopediatria

Deixe uma comentario

Your email address will not be published.