os-problemas-da-mordida-nas-criancas-eles-afetam-os-dentes3-739x311

     Um dos grandes problemas de saúde bucal de crianças e 
adolescentes são as mordidas erradas ou má oclusões.
 Mas qual é o melhor momento para intervir? Para chegarmos a uma resposta é fundamental possuir conhecimento atualizado a respeito do crescimento e desenvolvimento craniofacial e da oclusão. É importante também acompanhar o desenvolvimento ósseo e dentário da criança, possibilitando assim, o diagnóstico precoce da anormalidade e sua pronta intervenção, aplicando medidas preventivas e/ou corretivas. Ainda na dentadura decídua, que representa um estágio curto do desenvolvimento da oclusão, mas nem por isto menos importante, temos muito o que fazer.

     Os estudos atuais sobre o crescimento, como toda a ciência, tem evoluído muito. Antigamente se preconizava que todas as estruturas ósseas eram codificados nos genes e seus tamanhos pré determinados. Mas estes conceitos mudaram, certamente a genética é fundamental porque é nela que estão codificados todos os processos. Mas como eles serão ativados ou não, vai depender dos fatores epigenéticos ou seja pelo ambiente. Hoje sabemos que o crescimento do crânio e da face ocorrem como resposta às necessidades funcionais e é mediada pelos tecidos moles abaixo das unidades esqueléticas através da mecanotransdução óssea e rede celular conectada. Sabemos então que osso não cresce por si só, e sim que sofre crescimento através de estimulação dada pelos músculos e tecidos moles.

     A Ortopedia Funcional dos Maxilares, é a especialidade da Odontologia que previne e trata prematuramente quase todas os problemas de má posição dentária, pois não depende exclusivamente de suporte dentário, possibilitando atuar também em idades precoces. Esta atuação na infância permite melhorar a função neuromuscular, tirar vantagem do crescimento e, desta forma, modificar o desenvolvimento, controlar a erupção dos dentes e prevenir estágios mais graves de má oclusão. Os Aparelhos Ortopédicos Funcionais são aparelhos móveis que através de mudança de postura da mandíbula, da língua e de toda dinâmica muscular facial, promovem estímulos neurais que possibilitam incrementar o crescimento ósseo onde este estiver defasado ou minimizá-lo quando necessário.

Dra.Cláudia Aparecida de Oliveira Machado

Especialista em Odontopediatria / Ortopedia Funcional dos Maxilares/ Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial /Odontologia do Sono

Deixe uma comentario

Your email address will not be published.