cópia de Captura de Tela 2016-08-05 às 17.35.46

     Especificamente para o desenvolvimento normal das arcadas dentárias os benefícios da amamentação natural são inúmeros. Para que haja crescimento e desenvolvimento craniofacial, há necessidade de estímulos genéticos e externos, que são oferecidos pela respiração, sucção (amamentação), deglutição e mastigação. Os estímulos proporcionados pelos músculos são considerados os maiores responsáveis pelo crescimento, pois realizam tração sobre os ossos, promovendo crescimento ou desgaste, dependendo do local em que a tração ocorre. Assim o aleitamento materno tem grande influência no crescimento facial harmônico, pois os maxilares são estimulados a crescer de forma bem direcionada por meio de movimentos realizados pelo bebê na ordenha (sucção do leite materno). Além disso, proporciona amadurecimento oral, estimulando a tonicidade muscular e o desenvolvimento da articulação temporomandibular, promovendo espaço suficiente para a erupção dentária.

      Portanto cabe-nos reforçar que o aleitamento materno continua sendo o método de alimentação mais adequado para lactentes. Na impossibilidade do aleitamento materno em alguns horários, o aleitamento por copo pode ser indicado. O uso do copo é recomendável como substituto, pois a musculatura facial ativa em ambos os métodos é a mesma, com a vantagem de não provocar a “confusão de bicos”. Os bebês em aleitamento com mamadeira podem apresentar alterações no desenvolvimento da função mastigatória, gerando possíveis distúrbios de mastigação e deglutição. Além de uma diminuição na atividade dos músculos mastigatórios, há uma diminuição dos movimentos mandibulares, retração da língua com possibilidade de hipofunção e hiperfunção de acordo com o tipo de sucção realizado.

     É importante ressaltar que o fator hereditário também exerce grande influência para o crescimento dentofacial e mesmo crianças amamentadas naturalmente poderão ter problemas de mau posicionamento dentário. Mas certamente, esta tendência genética será minimizada ou até mesmo poderá ser excluída em função do exercício muscular realizado com o aleitamento materno.

   Enfim, podemos afirmar que o aleitamento materno é um importante recurso na prevenção da má oclusão proporcionando maxilares fisiologicamente desenvolvidos, um melhor alinhamento da dentição, excluindo ou minimizando as más oclusões dentais e evitando ou diminuindo tempo de uso de aparelhos para correções dentárias.

Dra. Cláudia Aparecida de Oliveira Machado

Especialista em Odontopediatria/ Ortopedia Funcional dos Maxilares/ Disfunção Temporomandibular/ Odontologia do Sono

Deixe uma comentario

Your email address will not be published.